Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo;
Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito;
Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares;
Caracterizar os principais tipos de seguros;
Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro;
Caracterizar diversos tipos de fraude.
Programa
Depósitos à ordem vs. depósito a prazo;
Remuneração e liquidez;- Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização;
O fundo de garantia de depósito.
Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos;
Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários;
Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving;
Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG;
Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos.
Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde;
Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato;
Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado.
Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões;
Receção e execução de ordens;
Registo e depósito de Valores Mobiliários;
Consultoria para investimento.
Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone;
Direitos e deveres do consumidor financeiro;
Entidades reguladoras das instituições financeiras;
Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros;
Direito a reclamar e formas de o fazer;
Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos);
Dever de prestação de informação verdadeira e completa.
A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor;
Precaução contra a fraude;
Instituições autorizadas a exercer a atividade;
Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas, utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento;
Proteção de dados pessoais e códigos;
Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude.
Metodologia de Formação e Avaliação
Privilegiar-se-á uma metodologia experimental participativa, conjugada pontualmente com os métodos expositivo e interrogativo.
Plataforma Moodle como plataforma de aprendizagem – Learning Management System (LMS);
Dinamização das sessões síncronas através da plataforma Zoom.
Formador
Sofia Teixeira
Contabilista certificada em exercício e formadora há cerca de 12 anos na área da contabilidade, fiscalidade e banca.
Experiência como diretora financeira no sector privado e 10 anos de trabalho na banca na área das empresas e dos negócios
Destinatários
Ativos empregados com morada do local de trabalho na região Centro
Condições de Participação
A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.
Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 5,20€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, mediante assiduidade e fora do horário de trabalho, mediante apresentação de declaração comprovativa do mesmo.