Analisar as métricas de desempenho de um projeto de SEO;
Verificar a concorrência e as suas ações de SEO;
Conhecer o Google Analytics;
Identificar as principais diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics;
Implementar o Google Analytics;
Interpretar o Google Analytics;
Saber como recolher dados para construir uma base de dados;
Usar campanhas de e-mail marketing para divulgar os seus produtos, promoções, marcas, serviços ou iniciativas;
Segmentar uma base de dados de forma a poder fazer campanhas personalizadas e direcionadas;
Analisar a eficácia e medição do retorno das campanhas implementadas.
Programa
SEO
SEO para tráfego, branding e venda;
Técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
Arquitetura de SEO para novos sites e para sites existentes;
Analisar concorrentes;
SWOT para SEO.
Google Analytics
Introdução ao Google Analytics;
A interface do Google Analytics;
Relatórios básicos;
Acompanhamento básico de conversões e campanhas.
E-mail Marketing
Introdução ao E-mail Marketing;
Angariação de contatos;
Bases de dados: cuidados a ter na recolha de dados e trâmites legais (RGPD);
Estratégias para angariação de contatos;
Técnicas de copywriting para e-mail marketing;
Construir uma lista de e-mails;
Técnicas para aumentar a taxa de conversão do e-mail marketing;
Monitorização e principais métricas.
Metodologia de Formação e Avaliação
Formação à distância dinamizada através da Plataforma Moodle – Learning Management System (LMS), como plataforma de aprendizagem e sessões síncronas dinamizadas pelo Zoom;
A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;
Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante a classificação mínima de 10 valores e assiduidade mínima exigida (90%).
Formador
Márcia Malvina
Especialista em MKT Digital, pós-graduada em Executive Marketing, Mestre em Comunicação e Doutoranda em Ciências da Comunicação pela UNL. Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de planeamento estratégico, realização de estudos de mercado, organização de grandes eventos, gestão de relacionamento com clientes, comportamento do consumidor, comunicação empresarial e estratégias de lançamentos digitais. Já atuou como executiva de grandes empreendimentos como Shopping Centers, indústrias de calçado e alimentos. Docente no Ensino Superior, em disciplinas de Licenciatura e Pós-graduações em Marketing Digital, Comunicação e Gestão Estratégica de Marketing.
Destinatários
Os trabalhadores, independentemente do seu nível de proficiência digital de:
Qualquer entidade empregadora na Região de Lisboa e Vale do Tejo de qualquer área de atividade, exceto, entidades da Administração Pública;
Qualquer entidade empregadora na Região do País, com acesso limitado (nº de inscrições), de qualquer área de atividade, exceto, entidades da Administração Pública;
Trabalhadores desde que tenham um vínculo contratual de trabalho/emprego à empresa, bem como os membros dos órgãos estatuários mediante a apresentação de declaração a atestar que pertence(m) ao mapa de pessoal dos Recursos Humanos;
Entidades da economia social;
Adultos (> 18 anos) empregados com habilitação mínima ao nível do 3º ciclo (9º ano de escolaridade).
Condições de Participação
Inscrição mediante indicação por parte da empresa;
Ter local de trabalho preferencialmente na região de Lisboa e Vale do Tejo;
Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 6,00€ /dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho;
No início de cada ação de formação, devem os formandos proceder ao seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e, no início e final da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais para efeitos de posicionamento no nível de proficiência digital detido (aferido pelo Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital);
É da responsabilidade do formando, assegurar os meios/equipamentos informáticos necessários para realizar as sessões online (computador com câmara, colunas e altifalante; acesso à internet; acesso ao zoom);
A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.