Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
Programa
Elementos gráficos para multimédia;
Multimédia;
Definição de design;
Definição de design gráfico;
Definição de web designer;
Definição de multimédia;
Conceito de memória descritiva;
Conceito e importância de público-alvo;
Conceito de logótipo;
Bitmap versus vectorial;
Processo de comunicação;
O Processo cíclico da comunicação;
Conceito de comunicação;
Modelos comunicacionais;
Componentes da comunicação;
Processo de comunicação;
Fonte-emissor;
Receptor;
Mensagem;
Formulação, codificação e transmissão de mensagem;
Canal de comunicação;
Mensagem;
Repertórios culturais;
Fontes de ruído no canal de comunicação;
Interferências mediáticas;
Recepção, interpretação e descodificação da mensagem;
Comunicação mediatizada;
Fonte de informação;
Destinador – função emotiva;
Contexto – função referencial;
Mensagem – função poética;
Contacto – função fáctica;
Código – função metalinguística;
Suporte de comunicação;
Apreensão da informação;
Imagem da comunicação;
Saberes culturais;
Heranças estéticas;
Opções pessoais;
Contorno materializado;
Sugestão de volume;
Justaposição de elementos;
Perspectiva;
Imagem animada;
Imagem total (no computador);
Nível da realidade;
Imagem natural;
Fotografia a cores;
Fotografia a preto e branco;
Representação figurativa não realista;
Pictogramas;
Representação não figurativa;
Metodologia processual;
Fases de um projeto;
Importância de briefing;
Influências e condicionantes de um Projeto;
Fontes de investigação:
Primárias;
Secundárias.
Metodologia projectual;
Métodos:
Método da divisão;
Método com condicionante;
Método de Bruno Munari.
Paginação;
Regras de paginação:
Regras de uso da tipografia;
Legibilidade dos tipos;
Fontes serifadas e não serifadas.
Número máximo de fontes;
Alinhamentos;
Texto em maiúsculas e minúsculas;
Tamanho de fontes adequado;
Fontes leves e pesadas;
Espacejamentos;
Entrelinhamento;
Comprimento de linhas;
Parágrafo;
Viúvas e Órfãos.
Realce de elementos no texto;
Integridade da fonte;
Contraste entre cor e tipo;
Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa;
Natureza plástica da cor;
Fisiologia da cor;
Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização;
Síntese aditiva e síntese subtrativa;
RGB versus CMYK;
Multimédia versus Impressão:
Circulo cromático;
Cores primárias;
Cores secundárias;
Cores terciárias;
Cores complementares;
A cor e o meio;
Harmonia entre cores;
Cores análogas;
Cores análogas + opostas;
Unificadas por velatura.
Estrutura justaposta;
Legibilidade;
Relação entre cores;
Velocidade preceptiva;
A cor e o homem;
Significado das cores;
Conjugações claro/escuro:
Contraste sucessivo;
Contraste de assimilação;
Cores que cintilam;
Espaços em branco;
Cor e espaço;
Cor e formas;
Cor e legibilidade.
Harmonia Cromática;
Conceitos óticos;
Natureza plástica da cor;
Olho humano;
Fisiologia da luz;
Direção da luz;
Pigmento:
Efeito avanço das cores quentes;
Efeito afastamento das cores frias;
Feito centrípeto das cores frias;
Efeito centrífugo das cores quentes.
Contraste;
Contraste sucessivo;
Natureza plástica da cor;
Relação entre cores;
Dimensões da cor;
Luminosidade ou valor;
Qualidade da tonalidade ou matiz;
Pureza ou saturação;
Resposta emocional da cor;
Ação recíproca das cores;
Relações de quantidade;
Relações de valor;
Relações de complementaridade;
Relações de simultaneidade;
Perceção do espaço;
Efeitos de aproximação;
Peso visual da cor;
Estrutura do ritmo visual;
Formas:
Simplicidade estrutural;
Pregnância da forma;
Princípios de organização preceptiva;
Simplicidade de estímulo visual;
Ausência de ambiguidade;
Legibilidade no campo visual;
Conteúdo descritivo e narrativo;
Correspondência entre o conteúdo e forma;
Linha;
Linhas horizontais;
Verticais;
Oblíquas;
Com ângulos;
Curvas;
Tracejado;
Significado da Linha;
Quadrado;
Triângulo;
Retângulo;
Círculo;
Losango;
Elipse.
Significado das formas;
Plano;
Tensão;
Equilíbrio e Desequilíbrio;
Linhas de força;
Peso;
Figura/fundo;
Escala;
Perspetiva;
Discurso vídeo;
Guião de vídeo e áudio;
Storyboard;
Tipos de planos:
Plano conjunto ou geral;
Plano médio;
Grande plano;
(PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens;
Ângulo normal;
Plongge/Picado;
Contra-Plongge/Contra-Picado.
Movimentos de Câmara:
Panorâmica;
Travelling;
Zoom.
Erros de enquadramento;
Proporções;
Foco;
Design organizacional;
Design de navegação;
Estrutura de Informação;
Navegabilidade;
Organização;
Interface;
Equipa;
Metodologias;
Métodos;
Sistemas de navegação;
Estruturas de sites;
Escolha de software para execução;
Restrições técnicas e humanas;
Tamanho dos ficheiros;
Formato dos ficheiros;
Fundos;
Orientação formal;
Harmonia;
Legibilidade versus capacidade de leitura;
Texto+Imagem;
Design do interface;
Mancha gráfica e campo visual;
Hierarquia e proporção;
Coerência entre conteúdos;
Ergonomia;
Leitura no ecrã;
Como gerir animações;
Como adequar ficheiros de vídeo para on-line;
Como adequar ficheiros de som para on-line;
Como preparar imagens para on-line;
Formatos de ficheiro para www:
JPEG;
GIF;
BMP;
EPS;
TIFF;
Indexed Color;
Lab Color.
Noções de layout;
Originalidade;
Construção da mancha;
O ritmo;
Formato da página;
Proporções das margens;
Tipos gráficos para textos e títulos;
Menu de navegação;
Área de informação;
Logótipo;
Atenção;
Elementos de contraste;
Espaços vazios;
Monotonia;
Ponto focal;
Contraste;
Compreensão;
Sequência de elementos;
Coerência;
Unidade;
Funcionalidade;
Estrutura de navegação;
Animações;
Elementos de distracção;
Necessidade do feedback experimental, a avaliação.
Metodologia de Formação e Avaliação
Formação à distância dinamizada através da Plataforma Moodle – Learning Management System (LMS), como plataforma de aprendizagem e sessões síncronas dinamizadas pelo Zoom;
A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;
Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante a classificação mínima de 10 valores e assiduidade mínima exigida (90%).
Formador
A definir
Destinatários
Os trabalhadores, independentemente do seu nível de proficiência digital de:
Qualquer entidade empregadora na Região Norte de qualquer área de atividade, exceto, entidades da Administração Pública.
Trabalhadores desde que tenham um vínculo contratual de trabalho/emprego à empresa, bem como os membros dos órgãos estatuários mediante a apresentação de declaração a atestar que pertence (m) ao mapa de pessoal dos Recursos Humanos.
Entidades da economia social.
Adultos (> 18 anos) empregados com habilitação mínima ao nível do 3º ciclo (9º ano de escolaridade).
Condições de Participação
Inscrição mediante indicação por parte da empresa;
Ter local de trabalho na região Norte;
Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 6.00€ /dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho;
No início de cada ação de formação, devem os formandos proceder ao seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e, no início e final da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais para efeitos de posicionamento no nível de proficiência digital detido (aferido pelo Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital);
É da responsabilidade do formando, assegurar os meios / equipamentos informáticos necessários para realizar as sessões online (computador com câmara colunas e altifalante; acesso à internet; acesso ao zoom) e assistir presencialmente à sessão final de 1 hora (sessão obrigatória em regime presencial);
A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.