Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho;
Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio;
Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver;
Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira;
Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa;
Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa;
Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros;
Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida;
Elaborar um plano de negócio.
Programa
Planeamento e organização do trabalho
Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
Atitude, trabalho e orientação para os resultados
Conceito de plano de ação e de negócio
Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
Análise de experiências de negócio
Negócios de sucesso
Insucesso nos negócios
Análise SWOT do negócio
Pontos fortes e fracos
Oportunidades e ameaças ou riscos
Segmentação do mercado
Abordagem e estudo do mercado
Mercado concorrencial
Estratégias de penetração no mercado
Perspetivas futuras de mercado
Plano de ação
Elaboração do plano individual de ação
Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
Processo de angariação de clientes e negociação contratual
Estratégia empresarial
Análise, formulação e posicionamento estratégico
Formulação estratégica
Planeamento, implementação e controlo de estratégias
Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
Estratégias de internacionalização
Qualidade e inovação na empresa
Estratégia comercial e planeamento de marketing
Planeamento estratégico de marketing
Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
Elaboração do plano de marketing
Projeto de promoção e publicidade
Execução de materiais de promoção e divulgação
Estratégia de I&D
Incubação de empresas
Estrutura de incubação
Tipologias de serviço
Negócios de base tecnológica | Start-up
Patentes internacionais
Transferência de tecnologia
Financiamento
Tipos de abordagem ao financiador
Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
Plano de negócio
Principais características de um plano de negócio
Objetivos
Mercado, interno e externo, e política comercial
Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
Etapas e atividades
Recursos humanos
Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
Desenvolvimento do conceito de negócio
Proposta de valor
Processo de tomada de decisão
Reformulação do produto/serviço
Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
Desenvolvimento estratégico de comercialização
Estratégia de controlo de negócio
Planeamento financeiro
Elaboração do plano de aquisições e orçamento
Definição da necessidade de empréstimo financeiro
Estimativa dos juros e amortizações
Avaliação do potencial de rendimento do negócio
Acompanhamento da consecução do plano de negócio
Metodologia de Formação e Avaliação
Privilegiar-se-á uma metodologia experimental participativa, conjugada pontualmente com os métodos expositivo e interrogativo.
Plataforma Moodle como plataforma de aprendizagem – Learning Management System (LMS);
Dinamização das sessões síncronas através da plataforma Zoom.
Formador
Rui Santos
Formador e consultor de empresas e de incubadoras para a área de Recursos Humanos e Empreendedorismo.
Orador em eventos, dinamizador e júri de concursos de ideias, elabora projectos empresariais, tendo já ajudado a abrir dezenas de negócios.
Licenciado e Pós-Graduado em Controlo de Gestão.
Destinatários
Ativos empregados com morada do local de trabalho na região Centro
Condições de Participação
A ANJE reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.
Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 5,20€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, mediante assiduidade e fora do horário de trabalho, mediante apresentação de declaração comprovativa do mesmo.