A gestão de projetos à distância é uma realidade que existe há muitos anos. Contudo, fruto das restrições resultantes da pandemia que tem vindo a afetar o mundo inteiro, a consciência das pessoas e das organizações para esta realidade aumentou exponencialmente.
Esta nova forma de trabalhar teve um impacto significativo na forma como os projetos são geridos à distância e, apesar de existir a esperança de que a vida das pessoas e das organizações voltará ao “normal”, é importante que as organizações se preparem para uma realidade que poderá ser mais ou menos duradoura.
A comunicação é um dos fatores mais importantes no sucesso de um projeto e é também um dos aspetos mais afetados pelo facto dos projetos acontecerem à distância. Alguns investigadores afirmam que 7% da nossa comunicação é resultado das palavras que usamos, 55% é resultado da nossa linguagem corporal e 38% é resultado do tom de voz. Isto significa que é necessário adaptar a nossa forma de comunicar e torná-la o mais semelhante possível à comunicação que acontece quando estamos fisicamente próximos. No contexto da gestão de projetos à distância, há algumas técnicas/dicas que acredito que tem um impacto positivo ao nível da comunicação e que gostaria de partilhar:
Haverá outros aspetos também muito relevantes para o sucesso da gestão de um projeto à distância, que variam consoante o contexto de cada projeto, e outros de natureza mais operacional, que também devem ser tidos em consideração. Em forma de conclusão, desafio-os a refletir sobre quais destes aspetos podem desde já aplicar nos vossos projetos.